Negligenciar a manutenção do seu carro pode acarretar gastos enormes, que poderiam ser evitados com a troca de peças simples e baratas.

No caso dos filtros, que são usados em vários lugares do carro, se você não respeitar o prazo de troca, os danos podem ser profundos e em alguns casos, até permanentes. Como eles acumulam impurezas em seu interior, se não forem trocados, podem se romper.

O vazamento é o menor problema ocasionado, exigindo a troca da peça e a reposição do óleo. Mas, se o motor ficar sem óleo, ele pode fundir e então será necessário trocar algumas peças, para que ele volte a funcionar ou até mesmo trocar todo o motor. Então, um filtro, que custa em média R$ 30, passaria para um prejuízo de R$ 13 mil, que é o valor de um motor 1.0, de três cilindros, do Chevrolet Onix, por exemplo.

Outra peça que também pode ser usada como exemplo é a correia dentada. Caso ela não seja trocada dentro do prazo de quilometragem ou por data, pode quebrar, fazendo com que seja necessário trocar as válvulas do cabeçote, um gasto a mais.
No caso da suspensão, componentes menores, como as bieletas, podem causar problemas que afetam, inclusive, os componentes da direção, que ainda colocam a segurança em risco.

Como a embreagem se desgasta, o atrito das peças pode liberar pequenos pedaços de metal, que se forem parar na transmissão, pode condenar o conjunto e é claro que a troca de embreagem é muito mais em conta do que ter que trocar a caixa de transmissão.

Por tanto, faça a manutenção preventiva e fique atento aos barulhos ou comportamentos anormais do veículo.
Com informações de Rodrigo Lara, Meu Carro – UOL.