A partir de hoje, dia 12 de abril, os carros que estiverem com recall pendentes não poderão ter o novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), conforme a nova lei de trânsito brasileira.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o recall que não for atendido em até um ano, será incluído automaticamente no CRLV e o veículo só será licenciado a partir da comprovação do serviço realizado, garantindo assim, maior segurança viária.
A fabricante tem até 15 dias para informar ao sistema do governo os consertos realizados em cada unidade e o proprietário terá um recibo com o dia, horário, duração e local onde o recall foi feito.
Vale lembrar que o recall é garantido por lei e de total responsabilidade da montadora, que deve realizá-lo de forma gratuita e sem um determinado período de campanha para tal serviço.
Para que você saiba se tem algum recall pendente do seu veículo, é só acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o site oficial de Denatran ou ficar de olho para saber se o órgão de trânsito vai comunica-lo por carta física.
Com informações da Quatro Rodas e imagem de divulgação do Denatran