Quando falamos de suspensão, logo pensamos no conjunto de molas e amortecedores. Mas não podemos esquecer dos pneus, que são feitos de borracha macia e acabam absorvendo os impactos das irregularidades do piso. Portanto, é importante que eles estejam em bom estado; balanceados; que o rodízio seja feito, garantindo um desgaste homogêneo; e que o alinhamento esteja em ordem. 

Voltando ao amortecedor, ele é composto pelo tubo, haste, guarda-pó, batente e um suporte que acomodar a mola. Mas é o batente que exige mais atenção, por ficar nele a parte que absorve os impactos. 

Uma bucha importante, que sofre desgastes severos e que precisa de atenção nas revisões, é a que fica na bandeja de suspensão. Outras buchas que devem ser verificadas com frequência são as que ficam na barra estabilizadora, pincipalmente se você estiver ouvindo barulhos secos na parte de baixo do carro. 

Já as coifas mantêm a lubrificação dentro da peça e deixam a poeira do lado de fora. Enquanto o coxim, peça importante, que fixa o conjunto motor e câmbio na carroceria do carro e ainda absorve08 as vibrações. 

Com informações do blog Coisa de Menino Nada, de Thais Roland, colunista do UOL.