A empresa holandesa Lightyear está desenvolvendo um carro coberto de painéis solares, o sedã Lightyear One, que será apresentado em 2021 e terá cinco metros quadrados de placas fotovoltaicas posicionadas no teto e capô. O carro já pode ser encomendado por 149 mil euros, ou, conforme a atual cotação, mais de R$ 950 mil.
A ideia surgiu baseada na informação de que os carros equipados com baterias e motores elétricos não são tão ecologicamente corretos, já que dependem de eletricidade e muitas vezes ela não é gerada de forma limpa. Por exemplo, na Alemanha, cerca de 35% da eletricidade é produzida por meio da queima de combustíveis fósseis. Ou seja, o carro não emite poluentes, mas a energia para abastecê-lo, sim.
Pensando nisso, pesquisadores e empresas estão recorrendo para a mais antiga fonte de energia conhecida pela humanidade, a luz solar. Ela está disponível em abundância na maior parte do mundo, é completamente renovável e graças a novas tecnologias está mais barata e eficiente.
No Brasil, em 2019, 83% da oferta de energia elétrica veio de fontes renováveis. Porém, 78% sendo das hidrelétricas e apenas 1,2% da produção de energia vindo da luz solar.
Com informações do Auto Esporte e imagem de divulgação