A lavagem a seco tem como maior vantagem a economia de água. Se com as máquinas de alta pressão, na lavagem tradicional, já é possível diminuir a quantidade, com a lavagem a seco é quase zero. Tanto que é possível lavar um carro, no tamanho do Fox, da Volkswagen, com menos de 100 ml de água.

Também é importante que as empresas utilizem materiais atóxicos e biodegradáveis, mesmo que a quantidade de produtos que toca o piso seja mínima. Sendo ainda menor o que vai para o sistema de esgoto.

Muitas pessoas falam que a lavagem a seco pode riscar ou manchar o carro. Porém, o que faz a diferença são os produtos utilizados. Como é o caso da cera de carnaúba, que causa manchas na pintura, especialmente se a aplicação for feita sob o sol. Já no caso dos riscos, o problema é resolvido se a empresa utilizar panos de microfibra e fazer a troca dos panos para a aplicação e remoção do produto de limpeza.

Na verdade, a maior desvantagem da lavagem a seco é um trabalho mal feito. É um serviço que pode ser prestado com facilidade, onde o cliente estiver, precisa de poucos equipamentos e recursos para ser executado, e está virando tendência no mercado.

Com informações da Thais Roland, colunista UOL.