É necessário fazer o rodízio dos pneus do carro. Algumas concessionárias fazem essa troca na hora de revisão programada, porém, tem montadora que não recomendam a prática, já que existem modelos que utilizam pneus ou até rodas com tamanhos diferentes, na dianteira e na traseira, o que impossibilita a troca.
O rodízio é importante para que a borracha se desgaste uniformemente e nenhum dos eixos fique com um par mais “careca” que o outro, o que interfere na aderência ao solo e que pode causar acidentes, principalmente em dias de chuva.
Normalmente os carros da cidade fazem alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km e esse é um ótimo momento para fazer o revezamento, que pode ocorrer de duas maneiras: de forma paralela, em que o dianteiro vai para o traseiro do mesmo lado ou em “X”, quando os pneus da dianteira são trocados na diagonal. Se quiser incluir o estepe nesse revezamento, é necessário verificar que ele seja igual aos outros em todas as especificações.
Em carros com trações nas quatro rodas é ainda mais necessário que o rodízio seja feito, para que o equilíbrio do veículo seja mantido.
Com informações do Auto Esporte