Ninguém gosta quando o pneu do carro fura. Alguns contam com a tecnologia run-flat ou com um kit de reparo, outros chamam a seguradora, já que a maioria oferece esse serviço gratuitamente. Porém, não depender de alguém te possibilita agir com mais rapidez. Por esse motivo, vamos colocar abaixo os procedimentos básicos que podem ser seguidos na maioria dos carros:

  • Tente parar em um local seguro, iluminado, plano e mais afastado de onde os carros passam, para ter espaço ao redor. Ligue imediatamente o pisca-alerta. Se outras pessoas estiveram com você, peça para elas descerem e encontrarem um local seguro para aguardar. Se não tiver alternativa, peça que eles fiquem sentados, com o cinto afivelado, isso garante a segurança caso um outro veículo bata no seu.
  • Para garantir ainda mais a sua segurança, use o triângulo reflexivo e não esqueça que ele é um item obrigatório. O ideal é que ele fique a 30 metros de distância, cerca de 50 passos. Mas esse número pode variar conforme a velocidade da pista. Quanto mais rápida, maior a distância. Se você estiver em uma curva, use galhos pequenos para alertar os outros motoristas, jamais use pedras.
  • Localize o estepe, o macaco e a chave de roda, que normalmente estão no porta-malas. No caso de modelos que exijam equipamentos extras, leia atentamente o manual de instruções.
  • Afrouxe os parafusos com veículo ainda no chão. Para quem tem pouca força, encaixe a chave de roda nos parafusos e suba com um dos pés usando seu peso, progressivamente, para soltar. Use o carro como apoio e não pule! A chave pode soltar e você vai cair.
  • Para levantar o carro, posicione o macaco no local correto. Normalmente o ponto de fixação mais próximo da roda que será trocada está marcado com um triângulo na parte inferior da carroceria ou tem uma reentrância no assoalho. Deixe o carro com o freio de mão acionado, câmbio em P ou com uma marcha engatada. Levante o carro uma altura suficiente que caiba um pneu cheio e coloque o estepe abaixo da carroceria, próximo ao macaco. Isso ajuda a proteger o carro e evita acidentes mais graves, caso o macaco se solte.
  • Termine de soltar os parafusos, deixe-os em um local próximo e troque o pneu, colocando o que está furado abaixo do carro. Essa é a parte mais difícil, já que ele estará cheio e pesado.
  • Primeiramente aperte os parafusos com as mãos e quando for usar a chave de boca, aperte em formato de cruz, o de cima, o de baixo, do lado esquerdo e depois do lado direito. Assim você garante uma boa fixação e evita possíveis empenamentos.
  • Retire o pneu furado que estava no chão e desça o carro lentamente até que o macaco se solte do assoalho. Faça os últimos apertos, mas, ao contrário do que fez para soltar, não pise na chave de roda para apertar, pois se o torque for exagerado, as roscas podem até quebrar.
  • Recolha tudo que tiver deixado na pista, armazene no lugar correto e pode seguir viagem! Mas, não esqueça, que por mais que o estepe tenhas as mesmas medidas dos outros pneus, ele só deve ser usado temporariamente, já que um pneu mais novo que os outros três altera o comportamento do carro e pode provocar acidentes. Assim que possível, passe em uma borracharia e faça os ajustes necessários, inclusive com o torque específico dos parafusos, que é indicado pela fabricante no manual do proprietário, geralmente acompanhado pela sigla Nm (Newton-Metro)

Com informações do Auto Esporte.