O motor OHC, que em inglês significa Over Head Camshaft, possui o eixo de comando no cabeçote, acima das válvulas de admissão e o de escapamento, conforme explicou o conselheiro da SAE Brasil Francisco Satkunas.

Esse modelo possui menos peças e consequentemente, menos componentes móveis que poderão desgastar, permitindo assim, maior elasticidade e trabalho a rotações mais altas.

Esse tipo de motor fica mais alto do que os que possuem o eixo de comando situado no bloco. A interligação entre a árvore de manivelas e o eixo comando se faz por meio de correia dentada ou então de corrente de aço.

Já os motores OHV (Over Head Valve), que são mais antigos e possuem as válvulas no bloco, e em geral, engrenagens para transmitir a rotação entre a árvore de manivelas (girabrequim) e o eixo comando.

Hoje em dia é comum encontrarmos outras duas siglas: DOHC e SOHC, que são acrônimos e que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Além do OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote).

Entretanto, mais importante do que saber o significado das siglas, é saber o cada um é na prática. O SOHC, é quando a abertura e o fechamento das válvulas são realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, esse recurso é muito utilizado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro.

Enquanto o DOHC, é mais comum em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro, que tem duas árvores, uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape.

Com informações da Quatro Rodas e imagem do Pinterest.

Open chat
1
Olá! É um prazer receber você em nosso site!
Se quiser tirar alguma dúvida, clique aqui.