O Ministério da Infraestrutura informou que a versão digital do documento do veículo já está disponível em todo o Brasil, desde o dia 1º de julho. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) foi aderido no Pará e assim, todos os estados e o Distrito Federal passam a emitir o documento, que possui apenas formato digital.

Para obter o documento, não é necessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) local, a emissão é inteiramente online e o documento físico pode ser impresso em qualquer impressora caseira, já que a autenticidade será garantida pelo QR Code. No entanto, para sair do Brasil com o carro, o motorista tem que estar portando o documento impresso.

O CRLV pode ser solicitado da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), sendo que ele é atualizado após a quitação do IPVA e do Licenciamento. Após o processo, é possível visualizá-lo sem precisar ter acesso a internet, já que é gerado um arquivo PDF, com uma assinatura digital, que pode ser guardado no celular.

O documento também está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans — de onde o usuário consegue baixar o arquivo para imprimir uma cópia física.

A implementação do documento digital para carros, motos e outros veículos começou no fim de 2018, até agora, já são 4.083.150 CRLVs digitais no Brasil.

Com informações do Auto Esporte / G1 e foto de divulgação do Detran-RR

Open chat
1
Olá! É um prazer receber você em nosso site!
Se quiser tirar alguma dúvida, clique aqui.