Modelos de carros como peruas, SUVs, hatches e monovolumes possuem limpador no vidro traseiro. Então por que os sedãs não têm?
Poderíamos pensar que seria pelo fato deles serem divididos em três volumes e como o bagageiro fica “separado” da carroceria, seria mais difícil instalar o mecanismo do limpador. Apesar da teoria não estar errada, esse não é o motivo oficial explicado pelos fabricantes.
Conforme as montadoras, os sedãs não precisam de limpadores por causa da sua aerodinâmica, que auxilia, de forma satisfatória, na redução de sujeira e acúmulo de água no vidro.
Os outros modelos de carro, ao rodarem, criam um tipo de turbulência que faz com que a água e a sujeira subam para o vidro traseiro, já que a força gravitacional atua de maneira diferenciada neles.
Os sedãs também “roubam” muitos clientes no mercado por conta do tamanho do porta-malas e para instalar o sistema de limpador seria necessário, além de várias alterações em suas características, ocupar espaço nesse vão, o que é completamente impensável.
Com informações do Webmotors