Se você tem a possibilidade de ficar em casa durante o distanciamento social, não esqueça de deixar o tanque do seu carro cheio ou pelo menos, acima da metade e não se preocupe que o combustível não vai estragar com facilidade.

Andar com o tanque vazio já é prejudicial, pois o combustível é usado como fluido de arrefecimento e se estiver baixo, pode superaquecer a bomba de combustível, ocasionado danos ou até mesmo a queima dela. E deixar o tanque vazio, enquanto o carro estiver parado, acelera as condições de degradação do combustível, já que o tanque pode oxidar com partículas que ficaram lá dentro, e ao enchê-lo novamente, o combustível sofrer com essas partículas e perde octanagem.

Em relação ao tempo que o combustível levará para estregar, é longo. Se o carro ficar exposto ao sol, é mais fácil que isso aconteça, porém, não será em um ou dois meses.

Para a gasolina ter algum tipo de degradação, ela precisará de pelo menos seis meses com o carro parado e se o tanque estiver cheio, é ainda mais difícil. No caso da gasolina premium, ela não estraga. Já o etanol tem uma durabilidade ainda maior que a gasolina comum, porém, ele tem alta absorção de água e consegue absorver o vapor que está no ar. Em ambientes mais úmidos é bom ter cuidado, mas para ele começar a causar algum prejuízo, levaria mais de ano.

No caso dos carros movidos a diesel, os cuidados devem ser maiores, pois o combustível perde suas propriedades em um período mais rápido do que a gasolina. O ideal para quem está com o carro parado na garagem é mantê-lo com tanque cheio e pelo menos uma vez na semana, dar uma volta, seguindo as recomendações de higiene e segurança.

Com informações da Revista Auto Esporte