Das 65 fábricas de carros, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas do Brasil, 64 ficarão paradas por conta do Coronavírus, conforme a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Sendo a Volvo, de Pederneiras (SP), a única exceção, que segue operando normalmente.
Esse levantamento não inclui as fábricas de motos, porém, as duas maiores empresas do setor, Honda e Yamaha, já anunciaram a paralisação em suas fábricas de Manaus (AM).
A decisão foi tomada individualmente pelas empresas, que levaram em consideração a necessidade do distanciamento social e a queda nas demandas por veículos. Já que muitas concessionárias estão fechadas, não há necessidade de continuar com a produção. E conforme a estimativa da Anfavea, feita em fevereiro, o estoque nas lojas e pátios de fábricas era suficiente para 37 dias.
A paralisação das fábricas não aconteceu somente no Brasil, em outros países várias fabricantes também adotaram medidas semelhantes para tentar conter o avanço do Coronavírus.
Com informações do Auto Esporte / G1