Uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a propagação do Coronavírus, que está assolando o mundo, é manter os ambientes higienizados e não podemos esquecer dos carros.

Se você não tem a possibilidade de ficar em casa nesse momento de isolamento social, pelo menos siga as dicas do especialista de higienização automotiva para minimizar os riscos de contágio.

O proprietário de uma oficina especializada em higienização de veículos de luxo de São Paulo (SP), Matteo Petricione Júnior, disse que as orientações são simples. Basta limpar o painel, o volante, a alavanca de câmbio e toda superfície plástica com álcool isopropílico, já que essa substância não danifica o material e mata os microrganismos. Outra dica importante é esvaziar, diariamente, a lixeira portátil, ainda mais se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz.

Também é recomendável andar com as janelas abertas e não utilizar o ar-condicionado. “Estamos orientando os nossos clientes a deixarem um frasco de álcool em gel dentro do carro e lenços de papel”, alerta Matteo.

Assim que o período de isolamento passar, o ideal é fazer a higienização do ar-condicionado, em uma empresa especializada, já que se ele estiver sujo, ocorre a proliferação de bactérias e fungos. Essa rotina de limpeza deve ser mantida a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano.

Com informações da Quatro Rodas.