Esse tipo de sistema equipa apenas os modelos de carros que usam a chave presencial. Um botão abre a tampa e outro tranca o veículo, sendo assim, o motorista pode trancar o carro, após fechar o compartimento, sem precisar tirar a chave do bolso ou ir até uma das portas.
Os dois botões são comuns em modelos que possuem no controle/chave a opção de abrir o porta-malas. Quando acionado, somente o compartimento de bagagem é destrancado e ao ser fechado, a tampa tranca com o restante do carro.
O sistema é útil para permitir o acesso de alguém ao porta-malas, sem que essa pessoa tenha a possibilidade de entrar na cabine. Outro detalhe importante, é que em veículos com chave presencial existe um sensor que impede o motorista de trancar o automóvel com a chave dentro.
Em modelos como SUVs os dois botões existem por um motivo completamente diferente. Ele permite abrir somente a vigia, para colocar ou pegar objetos pequenos no compartimento de carga. Porém, algumas marcas, como a BMW, estão cogitando tirar de suas peruas, já que os proprietários esquecem desse recurso.
Com informações da Quatro Rodas