Estamos no período de férias escolares e o movimento nas estradas é grande. Além dos vários cuidados que já falamos por aqui como manutenção preventiva, respeito às leis de trânsito e prudência na condução do veículo, um outro assunto muito importante é tomar cuidado com objetos soltos dentro do carro, que podem pôr em risco a vida do motorista e passageiros.

Lugar correto para a bagagem é no porta-malas. Lá, a bagagem fica isolada da cabine e não existe o risco de atingir os ocupantes em caso de batida, frenagem brusca ou capotamento.

Quando malas e outros objetos são levados dentro da cabine, mesmo que um simples celular, esses podem se tornar verdadeiras armas e ferir seriamente os ocupantes.

Isso acontece porque, em caso de um acidente, um objeto que pese 3 kg, a uma velocidade de 80 km/h, terá o peso aumentado em até 80 vezes, ou seja, chegar a até 240 kg. As consequências desse impacto dentro do carro são imprevisíveis e podem ser fatais. Por isso não podemos correr esse risco. Em caso de capotamento, os danos podem ser ainda maiores, pois, o objeto será deslocado várias vezes e em diversas direções. As chances de traumatismo craniano são grandes.

Além do risco de lesões sérias, o motorista que for pego com bagagem fora do porta-malas, cometerá infração grave, perderá 5 pontos na carteira e terá que pagar uma multa de R$195,23.

É proibido inclusive transportar objetos do lado esquerdo do motorista e também entre as pernas, pelos mesmos motivos anteriores e, também, pelo risco de o objeto cair no assoalho e ir parar sob os pedais, impedindo uma frenagem, por exemplo. Essa proibição vale inclusive para bolsas, celulares e até cachorros.

Agora que você já sabe que deve tomar cuidado com objetos soltos dentro do carro, lembre-se, as leis de trânsito são para serem cumpridas, com o objetivo maior de um trânsito mais humano e seguro.

Quando for alugar um carro, sempre faça uma cotação na OK Locadora, empresa com 20 anos de mercado e uma frota jovem e diversificada. Faça sua contação. Acesse WWW.OKLOCADORA.COM ou entre em contato pelos telefones 91 3321-9200 / 98412-1314